Palestras SIPAT UP

O Que é SIPAT?

José Robson - Dinâmica em SIPAT

A sigla "SIPAT" é a abreviação de Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, ação obrigatória pela legislação trabalhista pela Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA - 'promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT'

Essa ação, como preve a NR-5, é atribuição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que deverá prever, organizar e promover a realização de atividades para a conscientização de ações seguras dos funcionários, bem como a correta observância da ocupação e utilização dos espaços, ferramentas e equipamentos de segurança. Ainda entram nos temas a serem abordados, a saúde do trabalhador, tanto em relação a sua atuação funcional dentro da empresa, quanto aos seus hábitos saudáveis, seja no âmbito familar, social, ou trabalhista.

A realização da SIPAT deve ser anual, em mês e dias especificados pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Como em qualquer reunião de uma CIPA, todas as informações e decisões a cerca da SIPAT deve ser registrada em ATA para arquivamento e documentação, e a realização efetiva da Semana Interna de Prevenção de Acidentes deverá ser documentada para arquivamento próprio pela CIPA.

Temas da SIPAT UP

Direção defensiva - Acidentes de percurso

Direção defensiva
Zé meia Roda e os a Bicharada motorizada numa palestra lúdica sobre acidentes de percurso e direção defensiva.

Palestra Motivacional

Palestra Motivacional
Em 'Eu Sou o Bicho', JR aborda o perfil dos funcionários p/ promover um comportamento seguro e a boa relação entre equipes.

DORT e LER

DORT e LER
Dinâmica bem humorada para a conscientização das Doenças Relacionadas ao Trabalho: postura, Lesões por Esforço repetitivo...

Saiba Mais

Perguntas e Respostas

Qual o objetivo da SIPAT?
O objetivo da Semana Interna de Prevenção de Acidentes já está incluído em seu nome "prever acidentes do trabalho". Mas não se restringe a isso. De modo geral, é conscientizar os funcionários e seus familiares sobre o comportamento seguro, atividades saudáveis e preventivas, boa alimentação, e qualidade de vida de forma ampla. Para o funcionário, o objetivo é o bem estar e a saúde física, mental e emocional. Para a empresa, é minimizar os custos com planos de saúde, afastamentos por doenças e acidentes, além de ter uma equipe mais motivada e focada na qualidade da sua produção, ou serviços.

Quais temas são obrigatórios na SIPAT?
Os temas são estabelecidos pela CIPA de cada empresa, não havendo um tema obrigatório para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho em cada ação anual. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é que estabelece as prioridades de cada ano, de acordo com os dados colhidos ao logo dos meses. Diferentemente da própria CIPA, que precisa obter treinamento específico e obrigatório, a SIPAT é mais abrangente e diversificada. Os temas versão desde a alimentação saudável, dentro e fora da empresa, DORT (Doenças Osteomusculares relacionadas ao Trabalho), passando por acidentes de percuso - casa trabalho-casa, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e o bem estar de forma geral.

Quando devo realizar a SIPAT?
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho deve acontecer uma vez ao ano, sem que haja um mês específico para a ação. O que acontece é que cada empresa, através da sua CIPA, estabelece a ação para que encaixe melhor com a dinâmica e cronograma das suas atividades produtivas. De acordo com a escolha, alguns "ganchos" são explorados, principalmente se o mês escolhido for do meio ambiente, ou da prevencer ao câncer. 27 de Julho é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, assim, a maioria das empresas realizam, então, os eventos em agosto e setembro, haja vista que julho é considerado mês de férias e há grande revezamento entre os funcionários que tiram suas férias nesse mês. Depois que a CIPA estabelece uma periodicidade da SIPAT, a empresa adota aquele mês como sendo oficial. Alterando a semana, ou número de dias. Raramente troca, a não ser por questõess prioritárias específicas internas da produção, ou administração, o mês da realização da ação.

O que a SIPAT Up pode fazer pela minha SIPAT?
veja que temas e abordagens deseja em sua Semana de Prevenção de Acidentes e procure um título entre nossas palestras que se encaixe na ação do seu evento. caso não encontre, ou encontre de forma parcial, solicite a adaptação, forncendo informações que julgue necessárias para os ajustes no roteiro e dinâmica das palestras e interações. Ficaremos felizes em poder colaborar e ajudar para o suceso da sua SIPAT.

José Robson ministrando dinâmicas em uma empresa de Suzano SP. 98/100 - 05/03/2018